Os melhores filmes

Bem-vindo amigo cinéfilo. Aqui você encontrará análises e críticas de filmes de todos os gêneros, de toda qualidade e de todas as épocas.Faça suas sugestões e críticas ao blog na construção de um centro aprimorado de discussão da sétima arte.Nós, Douglas Celente, Jorge Celente e Fábio Silva, esperamos que possamos ajudar vocês entrarem no maravilhoso mundo de uma arte quase perdida:o bom cinema. Diversão a todos.

See this page in your language

Clique abaixo para ouvir as músicas de diversos filmes

domingo, 9 de agosto de 2009

12 Homens E Uma Sentença

(12 Angry Men, 1957, 96min.)

Este que vos escreve é um tanto suspeito para comentar este filme. Esse é, na minha modesta opinião, um dos melhores filmes já produzidos em todos os tempos.
Estreado em Julho de 1957, 12 Homens E Uma Sentença é produzido com orçamento mínimo, sem grandes sets de filmagem ou figurino, sendo 99% da trama desenvolvida dentro de uma única sala. Fimagem em preto-e-branco e com 96 minutos de duração. O posto de estrela é ocupado por Henry Fonda, numa atuação excepcional de um personagem brilhante.

A estória é focada em 12 homens que têm de decidir quanto à condenação ou absolvição de um jovem acusado de matar o próprio pai. No entanto o filme não mostra os promotores de justiça apresentando evidências a serem rebatidas pelos advogados de defesa do garoto. O espectador só descobre os meandros da acusação durante as conversas (se é que se pode usar um termo tão amistoso) entre os jurados que decidirão o destino do garoto acusado. Dentre os jurados há gente de todo tipo: doutore, ignorante, comerciante, charlatão, pobre, valente, covarde, etc.
O que acontece é que, ao votarem quanto à inocência ou culpa do réu (decisão essa que deve ser unânime, segundo instruções do juiz), chegam a um impasse: um dentre eles, e apenas um, não tem certeza da culpa do garoto quando todos os outros 11 homens sequer titubeam ao levantarem as mãos condenando o rapaz do crime. Daí em diante é um show de argumentações entre todos, e uma crítica a certas hipocrisias da sociedade em que vivemos.
O filme não só é um clássico digno de ser assistido somente por condição de clássico, mas uma obra-prima que mostra que uma boa estória não precisa de efeitos especiais ou super-produções para ser um Excelente Filme. Além disso, é frequentemente um dos TOP 5 da maioria das listas de cinéfilos, críticos e especialistas do cinema.

Nenhum comentário: