Os melhores filmes

Bem-vindo amigo cinéfilo. Aqui você encontrará análises e críticas de filmes de todos os gêneros, de toda qualidade e de todas as épocas.Faça suas sugestões e críticas ao blog na construção de um centro aprimorado de discussão da sétima arte.Nós, Douglas Celente, Jorge Celente e Fábio Silva, esperamos que possamos ajudar vocês entrarem no maravilhoso mundo de uma arte quase perdida:o bom cinema. Diversão a todos.

See this page in your language

Clique abaixo para ouvir as músicas de diversos filmes

sábado, 29 de agosto de 2009

Ben-Hur

(Ben-hur, 1959, 212 min)
Sim, meu amigos, vocês leram corretamente: 212 minutos de um filme que marcou como poucos a história da Sétima Arte. Essa monstruosidade, bem ao gosto da Metro Goldwyn Myer (MGM) de antigamente, é a segunda filmagem dessa estória, sendo a primeira uma obra de 1925, muda, orquestrada e em preto-e-branco.
Charlton Heston interpreta Judah Ben-Hur, um judeu rico e de influência na região em que vive. Seu comportamento só o faz ter amigos e gratidão por seu senso de justiça, benevolência e fidelidade.
Tudo isso começa a mudar quando um antigo amigo de infância, Messala (Stephen Boyd) retorna de uma longa viagem, durante a qual ele se tornou um Centurião romano e, portanto, com opiniões políticas adversas aos ideais de Judah.
Tudo parecia bem, mas Messala começa a mostrar que Roma é para ele mais importante que sua amizade por Judah. Após um mal-entendido Messala manda prender a irmã e a mãe de Judah. Este último condenado a remar as poderosas e pesadas galerias romanas (uma espécie de nau ou caravela).
Judah promete vingança, e sua sobrevivência é sustentada pelo ódio e pela vontade de pôr as mãos em Messala novamente e resgatar sua família. Começa então uma série de infortúnios, acasos e conquistas de um jovem que renasce, mas jamais abandona seus princípios de justiça e benevolência.
Uma trama surpreendente do início ao fim, com reviravoltas a cada cena, menções bíblicas, personagens históricas, fazendo dessa obra um épico sem igual até então.
As quase 4 horas de duração fizeram dessa película um épico também nos festivais: só para dar um pouquinho de água na boca, numa época em que o Oscar ainda tinha grande prestígio (do público e da crítica) essa obra cinematográfica "papou" 11 estatuetas das 12 para as quais foi indicada. As onze conquistas foram:


- Melhor Ator;
- Melhor Ator Coadjuvante;
- Melhor Decoração de Set de Filmagem;
- Melhor Cinematografia;
- Melhor Figurino;
- Melhor Diretor;
- Melhores Efeitos Especiais;
- Melhor Edição;
- Melhor Música;
- Melhor Filme;
- Melhor Sonosplastia;

Mais do que assistir a este marco do cinema, recomendo a compra do DVD. Deesa forma você pode aproveitar conteúdos que não verá nos exemplares de locadoras nem na TV. Pode-se encontrar ainda à venda a edição com 4 discos (este vos bloga a tem e recomenda) incluindo:

- 2 discos com o filme de 1959;
- 1 disco com a versão muda de 1925;
- 1 disco com muitos extras que fazem a coleção valer ainda mais a pena.

Se você for bem obstinado pode ainda encontrar a edição (rara) em Digipack. O Conteúdo dos discos é o mesmo, mas a embalagem faz qualquer colecionador babar, como você pode conferir no Blog do Jotacê.

Título: Ben-Hur
Original: Ben-Hur
País: EUA
Elenco Principal: Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet, Stephen Boyd,
Companhia: Metr-Goldwyn-Mayer (MGM)
IMDB:
www.imdb.com/title/tt0052618/

Um comentário:

Jorge disse...

Filme dos melhores já realizados por Hollywood.