Se você nunca assistiu a este filme, sinto muito por você. Sinto muito por mim mesmo, que demorei quase 28 anos para ter contato com essa maravilha do cinema internacional, dirigida pelo mestre Akira Kurosawa. Um filme de longuíssima duração, dependendo de qual versão você assiste (podendo variar de 160, na versão internacional, a 207 minutos na versão restaurada americana). Eu tenho a versão de 202 minutos e é nela que me baseio para expôr minhas opiniões a respeito da obra.
São mais de 3 horas de muita ação e combate ao antigo estilo japonês: na espada. O filme foi produzido inteiramente em preto-e-branco e os diálogos em japonês são fantásticos. Engraçado como filmes em preto-e-branco parecem prender mais a atenção do telespectador, parece criar uma atmosfera que os filmes coloridos não são capazes de reproduzir.

O elenco conta com o mundialmente famoso Toshiro Mifune (que tabém estrela em "Tora, Tora, Tora" e na trilogia "Samurai" no papel de Miyamoto Musashi, o lendário espadachim) interpretando Kikuchiyo, o mais engraçado e maluco do grupo de heróis, com uma espada que quase alcança a altura do dono.
Uma obra ainda sem igual, mesmo após 55 anos, que demonstra o quão abrangente é o olhar de Akira Kurosawa, mantendo a qualidade e dando atenção aos mínimos detalhes mesmo tendo de coordenar um elenco gigantesco, com instalações não menores, num período de pós-guerra.
Assista o quanto antes a essa obra, dita uma das obras-primas de Kurosawa e do Cinema mundial, e delicie-se com as nuances da cultura japonesa e com um mundo de costumes totalmente diferentes daqueles com os quais você está habituado. Akira Kurosawa é nota 10, e você não pode perder.
Título: Os Sete Samurais
Original: Shichinin no samurai
País: Japão
Elenco Principal: Takashi Shimura, Toshirô Mifune, Yoshio Inaba, Seiji Miyaguchi, Minoru Chiaki, Daisuke Katô, Isao Kimura
Companhia: Toho Company
IMDB: www.imdb.com/title/tt0047478/
Nenhum comentário:
Postar um comentário