Os melhores filmes

Bem-vindo amigo cinéfilo. Aqui você encontrará análises e críticas de filmes de todos os gêneros, de toda qualidade e de todas as épocas.Faça suas sugestões e críticas ao blog na construção de um centro aprimorado de discussão da sétima arte.Nós, Douglas Celente, Jorge Celente e Fábio Silva, esperamos que possamos ajudar vocês entrarem no maravilhoso mundo de uma arte quase perdida:o bom cinema. Diversão a todos.

See this page in your language

Clique abaixo para ouvir as músicas de diversos filmes

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sinfonia de Paris

(An American in Paris, 1951, 113 min)


Olá novametne amigos do Excelente Filmes. O filme que lhes apresentarei nesse post é mais um estrelado por Gene Kelly, dessa vez dirigido por Vincent Minelli. Assim como em "Um dia em Nova York", "Sinfonia de Paris" tem, além da atuação marcante, a marca do talento de Gene Kelly, registrada no grandioso número de ballet no final do filme. Gene Kelly não teve a idéia original - três anos antes um filme inglês "Os Sapatinhos Vermelhos" inovou ao apresentar um ballet de quinze minutos no meio da filmagem - porém sua criação e execução de dezesseis minutos foi tão bem sucedida que é tida como um marco na história do cinema e a ideia passou a ser utilizada em outros musicais da época, como "Cantando na Chuva".

Apesar de sua importância histórica, o filme peca em um dos principais pontos na minha opinião: seu enredo é um pouco fraco e os personagens poderiam ter sido melhor explorados. Porém, esses pontos são recompensados, se não superados, pela forma criativa como cada um dos personagens se descrevem logo no início do filme e a presença sempre marcante de Gene Kelly, que pode não ser o mais talentoso dos atores, mas seu carisma e talento na sua área compensam a falta de poder dramático.

Jerry Mulligan (Gene Kelly) é um ex-combatente americano que, logo ao final da Segunda Guerra Mundial, foi dispensado pelo exército e optou por se estabelecer em Paris como todo bom amante de artes e se dedicou à pintura de quadros, embora sua situação denotasse não ter tido muito sucesso com suas obras: Mora em um minúsculo apartamento no bairro parisiense de Montmartre. No mesmo hotel mora Adam Cook (Oscar Levant), outro americano, porém está em Paris para estudar música, mais necessáriamente piano clássico, embora o filme o apresente como sendo mais tendencioso ao Jazz. Outro grande amigo de Adam é Henri "Hank" Baurel (Georges Guétary) um cantor francês de certa fama que resolve visitar Adam para lhe contar que está para se casar com uma garota que, durante a Guerra, ficou sob seus cuidados. A garota em questão é Lise Bouvier (Leslie Caron) que trabalha em uma loja de perfumes de paris.

Quando Jerry está saindo para sua "exposição" nas ruas de paris, encontra Adam e Henry discutindo sobre gostos musicais, sendo que Henry defende a pureza da música clássica enquanto Adam, e mais tarde Jerry, defendem a versatilidade do Jazz. Nesse ponto entra o primeiro musical do filme com Adam ao piano e Jerry e Henry cantando By Strauss. Logo que Jerry chega para expor suas obras em uma calçada qualquer aparece uma garota que aprentemente está interessada em uma pintura, porém Jerry já adescarta a tomando por mais alguém que irá criticar sua obra.


Assim que a garota sai, Jerry é abordado por Milo Roberts (Nina Foch), uma milionária que, a princípio, se interessa pela arte do americano e resolve lhe ajudar a expor melhor suas obras em uma exposição em grandes salões. Jerry a acompanha até seu luxuoso apartamento para levar as pinturas e lá é convidado por Milo a participar de uma festa que esta vai dar a noite. Após relutar, Jerry aceita o convite e ao voltar, na hora marcada, descobre que a festa em questão era somente para ele e Milo. Ultrajado com a mentira de Milo quando o interesse dela não estava em sua arte propriamente dita, Jerry ameaça sair e levar suas pinturas mas é convencido por sua "empresária" de que ele precisa de ajuda e então acabam por ir a um bar encontrar um dos contatos de Milo. Ao chegarem, Jerry instantaneamente se apaixona por Lise, que está sentada na mesa ao lado, aparenta estar aborrecida.

Estabelecido o primeiro contato, Jerry acaba por descobrir o telefone da moça e a convence a sair com ele, fazendo com que ela também acabe se apaixonando por ele, porém sem lhe contar que está de casamento marcado com Henry Baurel.

Vela a pena conferir qual vai ser a escolha de Lise, as decisões de Milo e, é claro, o magnífico ballet ao final do filme.





Título: Sinfonia de Paris
Original: An American in Paris
País: EUA
Elenco Principal: Gene Kelly, Leslie Caron, Oscar Levant, Georges Guétary e Nina Foch
Companhia: MGM
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0043278/

Nenhum comentário: