(On The Town, 1949, 98 min)

Um Dia Em Nova York é também um marco na história do cinema pois, na época, os diretores do estúdio acharam que Gene Kelly havia perdido o juízo quando decidiu filmar boa parte de seu trabalho em locações, nas ruas de Manhattan, coisa que em 1949 era raríssimo. O que tinha tudo para ser um fiasco tornou-se uma grande obra pela excelência de suas músicas, pela coreografia vibrante e encantadora a cada número, pelo elenco perfeito e pelas piadas muito bem empregadas e o bom humor contagiante de Sinatra.
Um Dia Em Nova York conta a história de três marinheiros - Gabey (Gene Kelly), Chip (Frank Sinatra), e Ozzie (Jules Munshin) - que saem em licença de 24 horas na cidade de Nova York. Logo na primeira cena os três já empolgados interpretam "New York, New York" (não confundam essa versão com a tão consagrada "New York, New York", tema de filme homônimo de Martin Scorsese interpretada por Sinatra). Porém, cada um tem seu próprio plano de divertimento: Chip quer ver o máximo da cidade possível utilizando um antigo guia datado de 1905 que seu avô lhe deu, Ozzie deseja encontrar-se com várias mulheres e Gabey, o mais sério, anseia por encontrar a mulher da sua vida.
A primeira parada é no Museu de História Natural de Nova York, onde todos vão à procura de Ivy, incluisive Hildy, que deveria levar o seu taxi de volta para a garegem Ao se espalharem para procurar pela Miss Turnstiles, Ozzie acaba por conhecer Claire Hudson (Ann Miller), uma antropologista que estuda Homens Pre-históricos e encontra uma rara semelhança entre o marinheiro e uma estátua de um dos seus objetos de estudo "Homens Modernos, o que são?". Claire se empolga toda com seu "achado" e o dispensa logo depois de tirar-lhe as medidas, enquanto Ozzie se aproxima e lhe pergunta sobre o interesse em homens mais "maduros". Claire começa a lhe explicar e ambos vão ficando cada vez mais perto até que Claire o beija como nas cenas clássicas onde o mocinho toma a mochinha em seus braços e a inclina pra trás ao beijá-la, só que nesse caso os papéis estão invertidos.
O Grupo roda por diversos museus da cidade até que finalmente têm a ideia de se separarem para seguir a agenda impressa no poster da Miss Turnstiles que Gabey arrancou do metrô e de se econtrarem novamente no topo do Empire States Building às 8:30. Hildy diz que irá com Chip até a central do metrô atrás de informações enquanto Claire e Ozzie decidem ir ao Smithsonian para obter alguma informação.
Aqui entra o segundo número musical, Hildy e Chip estão a sós no táxi e ela agarra a oportunidade para convidá-lo para ir até sua casa (Come Up to My Place), mas Chip deseja fazer um rápido tour pela cidade e depois irem procurar por Ivy. Chip acaba por convencer Hildy a seguir pelo tour anotado no guia de seu avô, porém o que ele não sabe é que a maioria, se não forem todos, dos pontos turísticos apontados por seu avô não existem mais. Assim sendo, Hilde "vence" a batalha e Chip acaba indo com a moça para sua casa e finalmente se rendendo aos encantos da persistente taxista. Quando tudo parecia estar indo bem, entra em cena a colega de quarto de Hildy, Lucy Shmeeler (Alice Pearce), que os interrompe a cada minuto com seus espirros e técnicas para se livrar do resfriado até que Hildy decide se livrar dela.
Voltando para Gabey, que acaba de entrar no Symphonic Hall atrás de sua garota, que está ensaiando ballet com sua professora, Mme. Dilyovska, que a lembra sobre o compromisso como dançarina em Coney Island. E acaba por a encontrar treinando ballet de uma forma bem incomum e tenta a convidar para sair usando seu "charme" de marinheiro, o que não dá certo. Ao ver que estar perdendo, Gabey decide ir pelo lado da verdade e acaba por amolecer a mocinha ao dizer que é de Middleville, Indiana - a cidade natal de ambos - e acaba por lhe contar mais sobre sua cidadezinha e acabam fazendo o terceiro musical. Ao final Gabey a convida para saírem e marcam no topo do Empire State Builing. Porém, Ivy ainda tem que arranjar tempo para o compromisso em Coney Island.
Já com todos os pares acertados, resta agora eles se encontrarem no ponto marcado. O primeiro casal a chegar é Hildy e Chip, que está empolgado olhando os pontos turísticos por uma das lunetas do prédio, já se esquecendo de seu par. Hildy acaba por reclamar da falta de atenção do rapaz e decide ir embora quando este a magoa. Chip acaba por atirar seu guia pelo topo do prédio e se rende completamente de uma forma engraçada à Hildy (You're Awful). Os próximos a chegar são Claire e Ozzie que também não conseguiram - para não dizer que não tentaram - encontrar Ivy. E logo em seguida chega Gabey e diz que a conseguiu encontrar e que logo ela estará com eles, porém quem chega pelo elevador é um grupo de policiais, o dono da companhia de táxi de Hildy e o curador do Museu de História Natural cujo esqueleto de dinossauro havia sido destruído.
Vale a pena conferir como conseguiram se livrar de seus perseguidores e como Ivy conseguiu conciliar seu encotro com Gabey e não se atrasar para sua apresentação em Coney Island. Um filme bem produzido, ousando na forma de se filmar em locações e com excelentes musicais representados por grandes nomes do cinema.
Título: Um dia em Nova York
Original: On The Town
País: EUA Elenco Principal: Gene Kelly, Frank Sinatra, Jules Mushin, Vera-Ellen, Betty Garrett e Ann Miller.
Companhia: MGM
Nenhum comentário:
Postar um comentário