Os melhores filmes

Bem-vindo amigo cinéfilo. Aqui você encontrará análises e críticas de filmes de todos os gêneros, de toda qualidade e de todas as épocas.Faça suas sugestões e críticas ao blog na construção de um centro aprimorado de discussão da sétima arte.Nós, Douglas Celente, Jorge Celente e Fábio Silva, esperamos que possamos ajudar vocês entrarem no maravilhoso mundo de uma arte quase perdida:o bom cinema. Diversão a todos.

See this page in your language

Clique abaixo para ouvir as músicas de diversos filmes

domingo, 18 de julho de 2010

1984

(Nineteen Eighty-Four, 1984, 113 min)
Imagine-se numa sociedade em que se vive para o trabalho e trabalha-se para viver. Imagine ainda que tudo o que você sabe sobre o resto do mundo é o que te dizem na televisão e que, no geral, o mundo está em guerra. Agora suponha que essa mesma mídia que traz informação à massa controla a informação a seu bel prazer, fazendo com que as pessoas ajam e pensem como ela quer. E aí? Conseguiu identificar alguma similaridade entre a trama e a sua vida cotidiana? Não é pra menos. Essa película baseada na obra (de mesmo nome) de George Orwell é, se tanto, uma intensificação do que acontece há muito tempo em nossa sociedade. Está mais, pra falar a verdade, pra uma grande verdade acerca do que não nos é dito a respeito de nosso mundo e nosso modo de pensar. É um belo de um tapa na cara, sejamos francos, de uma sociedade cega e preguiçosa. Preguiça essa, não de trabalhar, trabalhar é fácil, geralmente requer pouca habilidade ou, se a requer, não é nada que não se domine em pouquíssimo tempo. Preguiça de pensar, isso sim. Pensar é difícil e, "por increça que parível", às vezes dói. Não uma dor física, claro, mas dói na consciência e no ego quando descobrimos, após poucas observações e um simples raciocínio lógico, que fomos enganados a vida toda. Pior ainda: nos deixamos enganar.

"Fala logo do filme", vocês devem estar pensando. Mas acreditem em mim quando eu digo que, por excepcional e contundente que essa obra possa ser (e é), ela não apresenta absolutamente NADA que você, leitor, já não devesse saber. É, ainda assim, digna de seu tempo assistindo-a. Convenhamos, são meros 113 minutos, menos de duas horas, para que você possa refletir sobre o que tem tornado a vida da humanidade menos feliz do que é possível, e você descobrirá de onde vem a idéia do famoso programa "Big Brother", bem como verão como não estamos longe de algo citado na obra: Pensamento-criminoso (thoughtcrime, no original).
Farei aqui um parêntese (ou devo dizer aspas?!) e darei a dica que me foi dada: "leiam o livro também". Eu mesmo não o li ainda, mas está na minha
enorme
lista "a ler". Há muito mais explicações, é o que fontes confiáveis me asseguraram, e torna a estória imensamente mais sensata, muito embora o filme já o seja, apesar dos pesares.
Até agora eu sequer mencionei personagens, heróis, vilões e afins mas, acreditem, foi proposital. E também não tenho intenções de fazê-lo, e deixarei a encargo de vossa curiosidade a busca por esse indispensável título para sua videoteca encefálica.




Título: 1984
Original: Nineteen Eighty-Four
País: Reino Unido
Elenco Principal: John Hurt, Richard Burton, Suzanna Hamilton.
Companhia: Umbrella-Rosenblum Films Production
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0087803/

2 comentários:

Marcos Crecchi disse...

Olá colega,onde encontro esse dvd?

Douglas disse...

Olá Marcos,

Tem disponível na Livraria Cultura por R$44,90.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=9033674&sid=8710654401391069462105381