Os melhores filmes

Bem-vindo amigo cinéfilo. Aqui você encontrará análises e críticas de filmes de todos os gêneros, de toda qualidade e de todas as épocas.Faça suas sugestões e críticas ao blog na construção de um centro aprimorado de discussão da sétima arte.Nós, Douglas Celente, Jorge Celente e Fábio Silva, esperamos que possamos ajudar vocês entrarem no maravilhoso mundo de uma arte quase perdida:o bom cinema. Diversão a todos.

See this page in your language

Clique abaixo para ouvir as músicas de diversos filmes

terça-feira, 13 de julho de 2010

Um Dia de Fúria

(Falling Down, 1993, 113 min)

Saudações seguidores do Excelente Filmes. Seguindo a onda "cinema-em-casa/sessão-da-tarde" do Douglas e apresentar um filme que, sinceramente, achei que já fizesse parte da nossa lista. Venho falar de Um dia de Fúria.

A história toda do filme se passa em apenas um dia... e que dia. Imaginem o trânsito caótico de SP em uma sexta-feira quando tem aquelas chuvas bacanas e tudo pára ou ainda aquelas cenas de engarrafamento na descida pra a praia em um feriado prolongado ou fim de ano. Pois bem, é em um desses engarrafamentos, porém em uma das áreas mais congestionadas de Los Angeles que o executivo William Foster (Michael Douglas) tem uma espécie de colapso nervoso devido ao calor e ao estresse e abandona seu carro na pista mesmo, levando consigo apenas sua maleta e dizendo que está simplesmente "indo para casa", tentando chegar a tempo para passar o aniversário de sua filha ao lado dela e de sua ex-esposa.

Em uma linha paralela na história, o detetive Prendergast da Polícia de Los Angeles (Robert Duvall), em seu último dia antes da aposentadoria, está a caminho do trabalho quando se depara com o carro abandonado de Foster e ajuda a tirá-lo do caminho, mal sabendo que aquilo seria o começo de uma grande caçada.

Para ajudar a piorar ainda mais a situação, quando Foster tenta ligar para sua ex-esposa mas fica sem moedas e ele vai até uma loja de conveniência de um coreano e até tenta seguir a política de "sem compra, sem troco" ao tentar comprar uma coca-cola. Ao ser informado do preço absurdo ele se irrita mais ainda e começa a esbravejar contra os estrangeiros que se mudam para os EUA e cobram preços absurdos... logo em seguida começa a brigar com o dono da loja e, com um bastão de baseball do coreano, começa a destruir a loja. Eventualmente ele se acalma um pouco e, antes de sair da loja, paga um "preço razoável" pela bebida.

Sua jornada até sua casa é um desabafo cruel, cínico e violento, uma catarse urbana que chega a ser engraçada de tão absurda. A única pessoa que parece compreender isso é o detetive Prendergast, que vê seu último dia em serviço antes de se aposentar virar de pernas para o ar devido à peregrinação cada vez mais perigosa do executivo pelos bairros pobres e ricos da cidade.

Apesar de soar oportunista e forçado em determinadas passagens, Um Dia de Fúria é um exercício interessantíssimo sobre uma realidade que muitas vezes se torna caótica para quem nela se vê irremediavelmente preso. É preciso acompanhar a história para perceber que William Foster não é simplesmente um lunático descontrolado... sua vida familiar é deveras problemática e há, também, a revolta contra um sistema que muitas vezes desfavorece seus cidadãos nativos em prol de outrem. Alguma semelhança com o mundo corporativo, com a realidade dos subúrbios, com as sinucas da vida pelas quais muita gente já teve que passar? Não é à toa que a identificação com o personagem principal é garantida. Mas não se enganem, a esperteza do roteiro está em dar as cartas ao espectador para que ele faça seu próprio julgamento a respeito da legitimidade de sua revolta.

Divirtam-se e vejam como terminará esse dia de fúria.





Título: Um Dia de Fúria
Original: Falling Down
País: EUA
Elenco Principal: Michael Douglas e Robert Duvall
Companhia: Alcor Films
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0106856/

Nenhum comentário: