Bem-vindo amigo cinéfilo. Aqui você encontrará análises e críticas de filmes de todos os gêneros, de toda qualidade e de todas as épocas.Faça suas sugestões e críticas ao blog na construção de um centro aprimorado de discussão da sétima arte.Nós, Douglas Celente, Jorge Celente e Fábio Silva, esperamos que possamos ajudar vocês entrarem no maravilhoso mundo de uma arte quase perdida:o bom cinema. Diversão a todos.
Clique abaixo para ouvir as músicas de diversos filmes
terça-feira, 17 de novembro de 2009
(Bowling For Columbine, 2002, 120min)
Entraremos hoje em um segmento indevidamente menos valorizado do cinema, os chamados documentários. Os documentários são comercialmente pouco divulgados no Brasil (podemos explorar essa questão futuramente) e deixa alguns um tanto temerosos. O gênero é pouco explorado no Brasil, que apesar disso encontra espaço nos curta-metragens para criar obras como "Ilha das Flores". A censura acortinada aos documentários têm por objetivo (obviamente não declarado) não dar combustível ao potencial crítico da sociedade. Um exemplo simples disso é: tente se lembrar do último documentário que você viu em cartaz na sala de cinema de sua cidade. Pois é!
Seja como for, a internet ainda é (por enquanto) um instrumento poderoso de divulgação, livre de censura política barata. Sendo assim apresento a vocês um nome famoso no meio dos documentários de crítica política. Um homem odiado por muita gente importante e poderosa, mas qua ainda caem na besteira de, vez por outra, lhe conceder uma entrevista. Este homem é Michael Moore. Um homem gordo e bonachão, e de humor às vezes incompreendido. No entanto um excelente inquisidor a serviço da população (americana, a princípio, mas ele mesmo não demonstra bairrismos em seus discursos), e hoje falaremos de um de seus best sellers: Tiros em Columbine. Difícil tarefa, descubro tardiamente, fazer resenha de um documentário. Não há trama, não há reviravoltas, e no caso específico de Michael Moore fica ainda mais difícil devido ao caos na linha de filmagem (ou edição) de seus filmes. Quanquer deslize nos comentários e destruo as surpresas da narração. Mas é sempre possível apontar alguns fatos que façam abrir o apetite de você, afinal de contas eu imagino que qualquer um adoraria ver o Charlton Heston (ele mesmo, o próprio Moisés em pessoa. O grande Ben Hur) falando abobrinhas e se vendo já dentro de uma armadilha preparada pelo diretor do filme. Ou mesmo notar como funcionam as mentes distorcidas de pessoas assustadas pelo constante e iminente perigo seja lá do que for, e mesmo como a mídia trabalha no sentido de gerar pânico para ganhar dinheiro, indiferente ao bem-estar geral de toda uma nação.
O documentário trata especificamente do povo e cultura norte-americanos, mas é fácil remeter aos aspectos e comportamentos de indivíduos (ou mesmo massas) em nosso e outros países.
Documentários críticos são uma excelente forma de colocar a massa cinzenta pra trabalhar e exercitar nosso raciocínio frente às questões que afligem ou afligirão ao mundo em que vivemos. Não percam a chance de tornarem-se indivíduos ativos na sociedade, e pode iniciar o processo de forma prazeirosa e confortável, assistindo a mais um Excelente Filme.
Título: Tiros Em Columbine Original: Bowling For Columbine, 2002, 120min País: EUA Elenco Principal: Michael Moore. Companhia:Alliance Atlantis Communications IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0310793/
Nenhum comentário:
Postar um comentário