Os melhores filmes

Bem-vindo amigo cinéfilo. Aqui você encontrará análises e críticas de filmes de todos os gêneros, de toda qualidade e de todas as épocas.Faça suas sugestões e críticas ao blog na construção de um centro aprimorado de discussão da sétima arte.Nós, Douglas Celente, Jorge Celente e Fábio Silva, esperamos que possamos ajudar vocês entrarem no maravilhoso mundo de uma arte quase perdida:o bom cinema. Diversão a todos.

See this page in your language

Clique abaixo para ouvir as músicas de diversos filmes

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Identidade Bourne

(The Bourne Identity, 2002, 119 min)


Um homem (Matt Damon) é encontrado morto e boiando em alto-mar por um barco pesqueiro. Seu corpo é recolhido, e dele são removidas duas balas, alojadas em suas costas, e um estranho objeto no interior de seu quadril. Este último revelava uma conta num banco suiço. Enquanto o senhor que removia os projéteis do corpo divagava em pensamentos, o "cadáver" se levantou e o atacou. O homem estava vivo, apesar de muito fraco, mas ainda com forças para imobilizar o pescador e, aos berros perguntar onde estava. Não pôde entender o porquê de estar em um barco pesqueiro e, agora que se acalmava, percebia que sequer se lembrava seu próprio nome.
Quinze dias se passaram, e o jovem não se lembrava de nada e isso o irritava cada dia mais. Descobriu que, entre outras coisas, sabia falar francês outras línguas. Sua única pista, no entanto, era a conta numerada num banco suiço, e é daí que resolveu começar a busca por sua identidade. Recebeu um dinheiro dos pescadores que o salvaram, o suficiente para uma passagem de trem. Chegou tarde, dormiu ao relento num banco de praça, e foi acordado por dois policiais que pediram seus documentos. Não os tendo, os policiais começaram a maltratá-lo. Ao se defender, com movimentos mais do que ágeis, desacordou os dois oficiais, e se viu com a arma de um deles em sua mão. Largou a arma e fugiu da cena do crime. Foi ao banco suiço pela manhã, e com um pouco de sorte e desconfiança (da parte dos funcionários locais) conseguiu acesso ao seu depósito. De cara passou a mão em um passaporte à vista, e descobriu que seu nome era Jason Bourne, residente em Paris, e um sorriso despertou em seu rosto por um momento. No entanto, numa segunda olhada mais cuidadosa no conteúdo da caixa, descobriu inúmeros passaportes, cada um de um país diferente, cada um com sua foto e um nome diferente ao lado. Também havia enorme quantia em dinheiro e uma arma. Um frio lhe percorre a espinha e ele rapidamente recolhe os passaportes e o dinheiro, largando a arma para trás.

Em outro local, um homem famoso de nome Wombosi (Adewale Akinnuoye-Agbaje) acusa um grupo de pessoas de ter tentado matá-lo, e diz que citará nomes caso não cedam às suas exigências. O grupo em questão se reúne para debater o assunto e descobrir quem dentre eles é o responsável pela tentativa mal-sucedida de assassinato. Ninguém se pronuncia, mas um deles, Ward Abbott (Brian Cox) logo em seguida, aparece conversando com um subordinado a respeito do caso. Sim, havia sido um de seus homens, Conklin (Chris Cooper) e ele estava trabalhando para limpar a situação.
Bourne sai do banco, mas um homem desconfia dele e o delata, e começa uma perseguição. Bourne percebe e, rapidamente, se infiltra na embaixada americana com seu passaporte americano. Seus perseguidores são barrados e ele, por um momento, os despista. Agora ele está na embaixada americana, onde uma garota reclama e implora, inutilmente, a um funcionário que libere seu visto. Bourne tenta sair do prédio, mas é surpreendido por um homem que o manda parar. Ele revida, desarma e imobiliza alguns policiais e foge, com uma calma que nenhuma outra pessoa teria.
Ao sair do banco (onde havia um exército de homens atrás dele, mas que não podiam agir fora do prédio) encontra a mesma garota que reclamava no guichê da embaixada. Ela está entrando no carro, e ele pede carona a ela em troca de dez mil dólares. Ela desconfia, e ele joga pra ela um maço de dez mil, prometendo mais dez mil quando chegarem ao seu destino. Uma viatura passa ao longe, e Bourne se esconde. Ela logo percebe que ele está fugindo, titubeia, mas aceita o acordo, pois precisa do dinheiro. Seu nome é Marie (Franka Potente), e fala como poucos. Nervosa, desembesta a falar e estranha o comportamento de seu carona. Eles conversam, e ele explica a ela que não se lembra de nada, mas que sabe coisas incomuns como, por exemplo, sempre que entra em algum lugar já analisa as possibilidades de saída, o comportamento das pessoas ao redor e o melhor lugar pra se encontrar uma arma. Ela não pode ainda ajudá-lo com sua memória e os dois seguem sua viagem, com uma organização secreta em seu encalço e sem fazer idéia do que vai acontecer na próxima esquina.
Falei muito, mas acreditem: esses são apenas os primeiros trinta minutos do filme. Muita ação, intriga, perseguição e tiros. A trama não é nenhuma obra-prima, e pode-se sacar os "segredos" do filme antes da metade da película. Isso não tira em nada, no entanto, a diversão de ver Matt Damon chutando traseiros como se não houvesse amanhã (frase do Judão).
Bom filme para o fim de semana com a(o) namorada(O), e o primeiro da trilogia Bourne. Vale lembrar que esta é uma refilmegem do filme A Identidade Bourne, de 1988 (com Richard Chamberlain.


Título: A Identidade Bourne
Original: The Bourne Identity
País: EUA
Elenco Principal: Matt Damon, Franka Potente, Chris Cooper, Clive Owen, Brian Cox, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Julia Stiles.
Companhia: Universal Pictures
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0258463/

2 comentários:

Fábio disse...

Douglas e suas trilogias...

Essa eu ainda não consegui assistir inteira ainda. Sempre acontece alguma coisa no meio do filme.

Mais ainda está na lista.

Douglas disse...

É, camarada. Trilogias são sempre 3 vezes mais trabalhosas... lol... e, no geral, mais caras (no meu caso, comprador de DVDs).