(Zeitgeist: Addendum, 2008, 123 min)
De qualquer forma Zeitgeist é um filme que todo ser-humano deveria assistir. Não é brincadeira minha, não, e também não se trata de exagero da minha parte. Estou certo que vocês entenderão o que digo após assistirem a esta película, quer concordem com o proposto, quer não.
Mais uma vez fico tentado a contar o filme todo a vocês, de forma que escrever sobre Zeitgeist: Addendum se torna uma tarefa de constante auto-policiamento. Mas tentem imaginar um filme que te explica, ponto-a-ponto, os principais motivos responsáveis por te fazerem sofrer na maioria das vezes. Reliogismos à parte, você realmente acredita que é dono do seu nariz, ou que sua empresa goste de você como a maioria das empresas não faz. você crê realmente que dinheiro traz felicidade? Bom, então você realmente precisa assistir a este filme, e estou certo que indicará a todos os seus amigos. Porquê, ao contrário do que a maioria acreditava, meus amigos, a Matrix existe, guardadas algumas ressalvas. Não são as máquinas quem nos controla, mas o dinheiro. "Toda essa enrolação pra isso, Douglas?!?!?! Pelo amor de Odin, isso é mais do que óbvio!!!". Ah, mas aí é que entra a genialidade dos produtores, caro padawan. Pergunto a você: "você faz idéia de como é criado o dinheiro?". Bem, você se surpreenderá. Se surpreenderá também ao saber a que grande parte do dinheiro do mundo não existe, ou é ilegal. Pode acontecer, durante o filme, de você se simpatizar com pessoas como Saddam Husseim (aconteceu comigo). Você perceberá como o presidente dos "EU da A" não tem tanto poder quanto pensamos ele ter.
Sim, senhores, a Matrix é real, e estamos chafurdados nela sem muitas possibilidades de mudança até que abramos os olhos para a realidade. E este documentário é um excelente começo. Não estou propondo nenhum rebelião, muito embora não seja má idéia, mas acordar é preciso. O mundo como o conhecemos está à beira de um colapso, e a maioria das pessoas não saberá o que acontece, a não ser que passem a procurar compreender como o mundo funciona. Você acha que o avião é um bom meio de transporte? Acredita mesmo que o álcool e o GNV ou o biodiesel são as melhores alternativas de combustível para o seu carro? Crê que as hidrelétricas são o meio mais eficaz e menos poluente de geração de energia elétrica? Bom, talvez esse filme tenha sido feito precisamente para você. Aliás, este filme foi feito especificamente para TODOS. Os mais religiosos podem se ofender um pouco mais, mas continuem a assistir pois, no final da contas, você não terá nenhum grande prejuízo mais grave que mudar sua visão de como o mundo funciona. Isso às vezes pode ser deprimente, mas creio ser melhor ser infeliz por saber a verdade do que usufruir de um pseudo-bem-estar que tantos proclamam ter. Repito uma das frases que aparecem no filme: "None are so helplessly enslaved as those who falsely believe they are Free" (Não há ninguém mais escravizado que aqueles que falsamente crêem ser livres).
Tenho ouvido (e lido) falar que este documentário tem rodagem proibida no Brasil, e de fato todos que conheço e assistiram a ele tinham cópias pirata. Como sou a favor da compra dos títulos originais, farei algo, agora, que ainda não fiz em outros posts. Segue o link para o site do filme, onde se pode comprar o título por módicos $5,00 mais $3,50 de frete, num total de R$15,00. Isso para cada filme (Zeitgeist e Addendum).
Excelente Filme a todos, e até a próxima.
Título: Zeitgeist: Addendum
Original: Zeitgeist: Addendum
País: EUA
Companhia: GMP
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1332128/
5 comentários:
Assistiu, finalmente, Douglas? hehehehe! Acho que o filme, na parte estética, da montagem, roteiro é muito bem construido.... não entendo de Econômia o suficiente para me certificar de que tudo o que é falado procede, mas o pouco que entendo me faz acreditar no que se diz. É perturbador e esclarecedor, ao mesmo tempo que é óbvio. Um adendo: sabe o que significa Zeitgeist? (em alemão é algo parecido com a "percepção do tempo") . O primeiro não é tão bom como esse, de fato, mas vale a pena assistir, pois aborda um pouco mais a questão religiosa. E vamos ns demitir da IBM, e quebrar os cartões de crédito, pois tudo isso é uma balela, voltemos a ser como os índios!
Cara... a minha "descoberta" do dinheiro vindo do nada com o intuito de gerar ainda mais dinheiro me deixa perplexo até agora.
Economic Hitman FTW!!!!!
É, Gui... finalmente assisti. Não sendo o bastante, comprei o filme, e comprarei também o primeiro. Sinto-me da mesma forma que você: meu parvo conhecimento de economia mundial não me permite saber se tudo aquilo é verdade, mas posso investigar algo do que acho que entendi. E, sim, a estrutura do filme é perfeita. Mesmo a sutileza de o filme ser todo em preto-e-branco tem efeito tem importante espaço nessa questão.
Bring the Jackals and the invisible money! lol
Não vi o filme, mas Zeitgeist significa: "Fantasma do tempo". Não se relaciona com percepção, mas sim com o oposto: a "não percepção".
Adorei a dica do filme, vou correr atrás dele já.
Postar um comentário