(The Bourne Identity, 2002, 119 min)

Em outro local, um homem famoso de nome Wombosi (Adewale Akinnuoye-Agbaje) acusa um grupo de pessoas de ter tentado matá-lo, e diz que citará nomes caso não cedam às suas exigências. O grupo em questão se reúne para debater o assunto e descobrir quem dentre eles é o responsável pela tentativa mal-sucedida de assassinato. Ninguém se pronuncia, mas um deles, Ward Abbott (Brian Cox) logo em seguida, aparece conversando com um subordinado a respeito do caso. Sim, havia sido um de seus homens, Conklin (Chris Cooper) e ele estava trabalhando para limpar a situação.
Bourne sai do banco, mas um homem desconfia dele e o delata, e começa uma perseguição. Bourne percebe e, rapidamente, se infiltra na embaixada americana com seu passaporte americano. Seus perseguidores são barrados e ele, por um momento, os despista. Agora ele está na embaixada americana, onde uma garota reclama e implora, inutilmente, a um funcionário que libere seu visto. Bourne tenta sair do prédio, mas é surpreendido por um homem que o manda parar. Ele revida, desarma e imobiliza alguns policiais e foge, com uma calma que nenhuma outra pessoa teria.
Ao sair do banco (onde havia um exército de homens atrás dele, mas que não podiam agir fora do prédio) encontra a mesma garota que reclamava no guichê da embaixada. Ela está entrando no carro, e ele pede carona a ela em troca de dez mil dólares. Ela desconfia, e ele joga pra ela um maço de dez mil, prometendo mais dez mil quando chegarem ao seu destino. Uma viatura passa ao longe, e Bourne se esconde. Ela logo percebe que ele está fugindo, titubeia, mas aceita o acordo, pois precisa do dinheiro. Seu nome é Marie (Franka Potente), e fala como poucos. Nervosa, desembesta a falar e estranha o comportamento de seu carona. Eles conversam, e ele explica a ela que não se lembra de nada, mas que sabe coisas incomuns como, por exemplo, sempre que entra em algum lugar já analisa as possibilidades de saída, o comportamento das pessoas ao redor e o melhor lugar pra se encontrar uma arma. Ela não pode ainda ajudá-lo com sua memória e os dois seguem sua viagem, com uma organização secreta em seu encalço e sem fazer idéia do que vai acontecer na próxima esquina.
Falei muito, mas acreditem: esses são apenas os primeiros trinta minutos do filme. Muita ação, intriga, perseguição e tiros. A trama não é nenhuma obra-prima, e pode-se sacar os "segredos" do filme antes da metade da película. Isso não tira em nada, no entanto, a diversão de ver Matt Damon chutando traseiros como se não houvesse amanhã (frase do Judão).
Bom filme para o fim de semana com a(o) namorada(O), e o primeiro da trilogia Bourne. Vale lembrar que esta é uma refilmegem do filme A Identidade Bourne, de 1988 (com Richard Chamberlain.
Título: A Identidade Bourne
Original: The Bourne Identity
País: EUA
Elenco Principal: Matt Damon, Franka Potente, Chris Cooper, Clive Owen, Brian Cox, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Julia Stiles.
Companhia: Universal Pictures
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0258463/
2 comentários:
Douglas e suas trilogias...
Essa eu ainda não consegui assistir inteira ainda. Sempre acontece alguma coisa no meio do filme.
Mais ainda está na lista.
É, camarada. Trilogias são sempre 3 vezes mais trabalhosas... lol... e, no geral, mais caras (no meu caso, comprador de DVDs).
Postar um comentário