Os melhores filmes

Bem-vindo amigo cinéfilo. Aqui você encontrará análises e críticas de filmes de todos os gêneros, de toda qualidade e de todas as épocas.Faça suas sugestões e críticas ao blog na construção de um centro aprimorado de discussão da sétima arte.Nós, Douglas Celente, Jorge Celente e Fábio Silva, esperamos que possamos ajudar vocês entrarem no maravilhoso mundo de uma arte quase perdida:o bom cinema. Diversão a todos.

See this page in your language

Clique abaixo para ouvir as músicas de diversos filmes

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Chocolate

(Chocolat, 2000, 121 min)

Saudações caríssimos amantes do cinema. Hoje falarei sobre uma produção pouco divulgada no Brasil, que conta com a presença de um grande ator de nossa geração: Johnny Depp. Quando digo "pouco divulgada" posso parecer um pouco forte demais, afinal você pode encontrar o DVD desse filme em qualquer franquia das Lojas Americas, por exemplo. Mas o que eu quero dizer é que Johnny Depp é lembrado por muitas outras obras antes dessa, como "Edward Mãos de Tesoura", "Em Busca da Terra do Nunca", e até mesmo "Piratas do Caribe" entre outras, o que deixa "Chocolate" no plano de fundo. Não que o filme seja uma maravilha cinematográfica, mas merece destaque na filmografia do ator, ainda que ele só apareça da metade em diante.  Indo aos finalmentes, a trama conta a estória de Vianne (Juliette Binoche), uma descendente de Maias que viaja de tempos em tempos com sua filha Anouk (Victoire Thivisol), de cidade em cidade, levando a todos sua receita milenar de chocolates.
Mas as aparências enganam e, embora os chocolates pareçam simples guloseimas confeccionadas por mãos habilidosas, os confeitos de Vianne têm um algo mais. Algum ingrediente que, aliado à fantástica percepção de Vianne de adivinhar as necessidades (e os chocolates favoritos das pessoas), faz com que o pequeno vilarejo ao qual chegou recentemente seja virado de pés para o ar. Ainda mais nesse pacato vilarejo francês, que preza pela tranquilidade e valores morais. Vianne é recebida com desprezo: suas roupas pouco comportadas (para os ladrões locais), sapatos vermelhos, batom, e o fato de ela não frequentar a igreja diminui ainda mais o apreço dos moradores para com ela, principalmente do prefeito da cidade, o Conde de Reynaud (Alfred Molina), que não mede esforços para atiçar ainda mais a animosidade dos cidadãos contra as recém chegadas.
E, apesar dos esforços da protagonista em se manter firme diante das ameaças do conde, as coisas não melhoram com a chegada de Roux (Johnny Depp) e seus amigos numa caravana montada em balsas. Estes novos visitantes são tratados com ainda mais repugnância por todos, tomados por marginais, vagabundos ou pior. No entanto são apenas pessoas que, como qualquer outra, pararam para descansar de sua viagem e comer um pouco, sem incomodar a ninguém. E apenas Vianne vê isso, e acolhe-os (principalmente Roux) com muita cortesia, irritando ainda mais os locais. O desfecho da estória vocês terão de descobrir por si mesmos, apesar de, pela sinopse já parecer óbvio. Como eu disse o filme não é nenhum clássico do gênero, mas está acima dos "blockbusters" que se vê por aí, principalmente na TV aberta e nos canais de filmes que temos disponíveis na TV a cabo.

Bom filme e muita pipoca a todos.




Título: Chocolate
Original: Chocolat
País: EUA
Elenco Principal: Juliette Binoche , Lena Olin , Johnny Depp , Judi Dench , Alfred Molina
Companhia: Miramax Films
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0241303/
 

Um comentário:

Jess Gontier disse...

ADORO.. esse filme é tão romantico.. tão lindo.. tão.. tão.. Engordativo... dá uma vontade louca de come chocolate... ain *-*