(The Lord of the Rings - The Return Of The King, 2003, 201 min)
Bem-vindos, caros amigos amantes do cinema. Hoje encerraremos a trilogia que conta a saga de Frodo Bolseiro e seus amigos na aventura que irá decidir o destino da Terra Média. Em "O Retorno Do Rei" as coisas ficam mais pretas do que nunca. E mais divididas do que nunca também já que se trata do desfecho da saga do Anel, e Peter Jackson (diretor) teve de ralar para seguir os passos de Tolkien (autor do livro) na costura de todas as sub-estórias que surgiram no desenrolar da trama, principalmente depois de "As Duas Torres". Logo de início nos vemos em um lindo cenário de belas árvores, um lago lindo, e um rosto ligeiramente familiar. É o jovem Smeagól que se esforça para conseguir atravessar seu anzol em uma minhoca para poder pescar. Junto dele está seu primo, Deagól, que é o primeiro a fisgar um peixe. Smeagól dá todo apoio a Deagól, que acaba sendo puxado pelo peixe pra dentro do lago, e é arrastado para o fundo até soltar a vara. Nesse momento, ao se virar, ele percebe algo brilhando no fundo do lago, em meio à lama. Pega o objeto e volta à tona para a beira do lago. Recuperando o fôlego vê que encontrou um lindo e majestoso anel, e não consegue tirar os olhos dele. Smeagól chega correndo em encontro a Deagól, e seus olhos são imediatamente atraídos em direção ao anel. As feições do rosto de Smeagól mudam e ele pede, sinisrtamente, que o primo lhe dê o anel. Era seu aniversário e ele o queria. Deagól se recusa e os dois lutam pela posse do objeto, até que Smeagol mata seu adversário e fica com o anel, ao qual, pela primeira vez, ele chama de "meu precioso".
Smeagól é escurraçado de sua terra, acusado de assassino, e se refugia nas montanhas por anos a fio. Sua transformação é drástica e ele se torna no que posteriormente todos chamariam de Gollum.
De volta do flashback vemos Légolas (Orlando Bloom), Gimli (John Rhys-Davies), Aragorn (Viggo Mortensen), Theoden (Bernard Hill), Eomer (Karl Urban) e Gandalf (Ian McKellen) em direção a Isengard, onde encontram Merry e Pippin se empanturrando de comida e fumo. Com eles está Barbárvore, que pede a ajuda de Gandalf para controlar Saruman, que está no alto da torre. Aqui temos uma pequena divergência, e é onde faço uma recomendação: Assistam à versão estendida do filme! Embora seja dificílima de ser encontrada vale muito a pena. Nesse ponto da estória, na versão normal (versão do cinema), Gandalf apressa os viajantes e Pippin encontra uma Palantir, a esfera que tudo vê. Gandalf toma a Palantir e o gruo segue viagem. Na versão estendida a coisa é um bocado mais apimentada. Saruman aparece no alto da torre, discute com Theoden e ataca Gandalf. Grima também aparece e tem importante participação. Saruman é atacado e cai, supostamente morto, e sua Palantir lhe escapa. Só então Pippin a encontra.
Há muitas outras cenas importante nas versões estendidas dos três filmes, e não vou voltar a mencioná-las, ou o post ficaria gigantesco. Basta dizer o quanto de filme se perde assistindo às versões normais de cinema (essas que você pode comprar em qualquer loja de DVDs): 1º flime 30 minutos a mais na versão estendida. 2º filme tem 40 minutos a mais e o terceiro filme tem 50 minutos a mais. Tirem suas conclusões.
Voltando ao filme, o grupo volta a Rohan e festeja a vitória em Helm's Deep e homenageia os mortos em batalha. Ao fim da festa, quando todos dormiam, Pippin resolve dar uma olhada na Palantir que encontrara e estava sob a guarda de Gandalf. O hobbit rouba a esfera e, apesar dos protestos de Merry, a toca com as mãos e vê coisas que preferiria não ver. Sauron o viu e inquiriu dolorosamente. Para surpresa de todos Pippin resistiu e não disse nada a Sauron sobre Frodo ou Aragorn, e acabou descobrindo informações valiosas para o grupo: Sauron atacaria Gondor. Assim, Gandalf parte para Gondor com Pippin, que pela primeira vez na vida é separado de Merry, para avisá-los do ataque e oferecer ajuda. Aragorn viaj com Theoden e seu exército, também para Gondor, mas num ritmo mais lento e recrutando homens no caminho.
No outro lado da estória estão Sam e Frodo guiados por Gollum, rumo a Mordor. Sam desconfia cada vez mais de Gollum, até que o ouve maquinando planos contra os hobbits e o ataca. Frodo, que nada ouviu, o impede, e Gollum faz seu teatro de forma a fazer Frodo não mais confiar no amigo. Isso acontece já no final da grande escadaria à beira de Minas Morgul, e Frodo manda Sam voltar para casa, aopós uma outra briga com Gollum. Sam fica arrasado e Frodo segue com Gollum até que chegam a um túnel. Entrando nele Gollum some, e Frodo se perde. Logo percebe seu erro em se separar de Sam e descobre a armadilha de Gollum: ele o levara ao ninho de Laracna, uma aranha gigante que está sempre faminta, e o hobbit corre como pode para fugir dela. Escapando, é atacado por Gollum, que quer o anel e, no calor da briga, cai num desfiladeiro. Laracna ressurge sem que Frodo a veja, e dá-lhe uma ferroada. Embalsama o hobit em sua teia, até que chega Sam, que descobrira o que Gollum fez e corre para socorrer Frodo. Sam derrota Laracna, e chegam alguns Orcs. Sam se esconde e abandona Frodo, achando que o amigo estava morto. Os Orcs constatam que aquela criatura não estava morta, e o levariam ao Grande Olho. Agora Sam tem que resgatar Frodo das mãos dos Orcs e seguir rumo ao Monte da Perdição.
Gandalf falha em abrir os olhos do regente de Gondor, Denethor, para a iminente batalha. Denethor está à beira da insanidade, e se recusa a aceitar a ajuda de Rohan, pois esses cavalgam com Aragorn, herdeiro legítimo do trono de Gondor. Se Aragorn voltasse Denethor perderia o cargo maior de Gondor.
Aragorn recebe uma visita ineserada, e recebe um presente ainda mais inesperado. Se separa dos exércitos de Rohan e segue em uma senda maligna, escoltado por Legolas e Gimli, para reclamar uma antiga dívida e ajudar Gondor.
Mordor ataca, e Gondor está só. Theoden ainda não chegou e Faramir, filho de Denethor, é derrotado. A Cidade Branca está prestes a cair quando chega Theoden e seus guerreiros. Theoden faz o melhor discurso de guerra que eu me lembro de ter visto em um filme, e atacam, claramente em desvantagem numérica.
Aragorn também chega, com uma ajuda mais do que bem-vinda, e agora temos três exércitos em um mesmo campo de batalha. Daqui pra frente seria spoiller da minha parte, mas adianto que o pau vai comer solto como nunca.
Eu assisti à versão estendida na minha casa, com áudio DTS 6.1 e lhes asseguro: meu subwoofer quase chorou.
Confiram O Senhor Dos Anéis - O Retorno Do Rei, comprem bastante milho pra estourar e refrigerante pra beber. Quanto mais gente pra assistir com você, melhor.
Fiquem bem, e até a próxima.
Título: O Senhor Dos Anéis - O Retorno Do Rei
Original: The Lord of the Rings - The Return Of The King
País: EUA
Elenco Principal: Elijah Wood; Ian McKellen; Sean Astin; Billy Boyd; Dominic Monaghan; Viggo Mortensen; Sean Bean; Orlando Bloom; John Rhys-Davies; Christopher Lee; Ian Holm; Hugo Weaving; Liv Tyler.
Companhia: New Lina Cinema
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0167260/
terça-feira, 27 de outubro de 2009
O Senhor Dos Anéis - O Retorno Do Rei
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário