Os melhores filmes

Bem-vindo amigo cinéfilo. Aqui você encontrará análises e críticas de filmes de todos os gêneros, de toda qualidade e de todas as épocas.Faça suas sugestões e críticas ao blog na construção de um centro aprimorado de discussão da sétima arte.Nós, Douglas Celente, Jorge Celente e Fábio Silva, esperamos que possamos ajudar vocês entrarem no maravilhoso mundo de uma arte quase perdida:o bom cinema. Diversão a todos.

See this page in your language

Clique abaixo para ouvir as músicas de diversos filmes

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Death Note

(Death Note, 2006, 37 episódios)

Iniciaremos hoje um novo tópico no Excelente Filmes: Animes e Séries. Tenho certeza que essa inovação no Blog se mostrará bem mais desafiadora do que atualmente me parece. Mas não posso me furtar a falar de um gênero tão rico em títulos e cada vez mais presente nas telas brasileiras. Além disso temos que lembrar que as animações abrem espaçoes para criações e possibilidades que os produtores, por muitas vezes, não têm em suas filmagens.
E eis que começo com um anime relativamente recente, mas certamente de peso, na história do gênero. Death Note jamais poderia passar em branco pelo Excelente Filmes.
Obs.: Convém deixar claro que o título tratado aqui é o ANIME. Há ainda a versão dos mangás (original) e a série LIVE (com atores reais e CG).
O que você faria se tivesse o poder de matar quem quisésse apenas escrevendo o nome da pessoa em um caderno? Pois esse é o mote de Death Note (literalmente "Caderno da Morte") e que, apesar de simples, gera discussão e estória para um total de 37 episódios interligados (não, não adianta querer começar do meio da estória, não é como Bob Esponja) com uma trama das mais complexas.
Light Yagami é um jovem e brilhante estudante japonês, um tanto aborrecido com a pequenez da humanidade e com a mediocridade do cotidiano. Mas acima de tudo ele se irrita com a injustiça do mundo.
Eis que um dia, ao voltar para casa, tropeça em um caderno de capa preta no qual está gravado "Death Note". Ao abrir o caderno ele lê: "O humano cujo nome for escrito neste caderno irá morrer". O garoto ri-se da piada, mas não resiste à tentação de levar o caderno consigo.
Após chegar em casa, re-analiza o caderno:

- O humano que tiver seu nome escrito no Death Note morrerá;
- Este caderno não surtirá efeito se o escritor não tiver em mente o rosto da vítima. Assim, pessoas que compartilham o mesmo nome não serão afetadas;
Nesse exato instante, na TV, um noticiário mostra cenas ao vivo de um sequestro, identificando rosto e nome do criminoso. Light, ainda duvidando da funcionalidade do caderno, resolve brincar e escreve o nome do sequestrador enquanto vê seu rosto na TV. Ri-se da própria ingenuidade quando nota que nada aconteceu. No entanto, 40 segundos mais tarde o noticiário informa que as vítimas do sequestro se libertaram, e a polícia anuncia que o criminoso morreu sem razão aparente.
Surpreso com o que chamou de "coincidência" o jovem Light resolve fazer mais alguns testes, todos bem-sucedidos, para sua surpresa, e percebe que pode trazer justiça a todo o mundo, livrando a humanidade de todos os assassinos, corruptos, ladrões e todo tipo de fora-da-lei, tornando a Terra um lugar melhor para se viver.
Para  quem gosta de uma boa trama, excelente argumentação e de um bom jogo psicológico de xadrez, Death Note é um prato cheio. É difícil assistir apenas a um episódio por dia. Reviravoltas acontecem aos montes; surpresas a cada instante; personagens fortes e marcantes e questões sobre as quais você próprio talvez devêsse pensar com mais frequência. Esse anime pode facilmente mudar sua forma de raciocinar (o fez comigo) e mostrará formas eficientes de enfrentar situações que parecem fugir ao seu controle.

Espero que curtam. Até a próxima no Excelente Filmes.



Título: Death Note
Original: Death Note
País: Japáo
Companhia: Death Note Film Partners
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0758742/companycredits

Um comentário:

Guto Leite disse...

Salve, Doug, beleza de resenha! Entusiasmada como poucas e bem escrita, show de bola! Também sou fã desse mote e desse anime, hehehe. Abração