Orbitando esse requintado equilíbrio, ainda no jogo limpo, temos uma atuação muito boa de Morgan Freeman (lembrando bastante sua participação em Um sonho de liberdade), sobretudo até a metade do filme, quando interpreta um Mandela mais humano e menos político. Temos ainda cenas belíssimas de tolerância racial e celebração da igualdade, além de uma trilha impecável, que nos faz lembrar da afinidade do diretor com boa música. Em suma, trata-se realmente de um filme emocionante, disposto a comover o espectador.
Original: Invictus
País: EUA
Elenco Principal: Matt Damon, Morgan Freeman, Tony KgorogePatrick Mofokeng;
Companhia: Warner Bros. Pictures
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1057500/
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Invictus
Já disse por aqui, noutra ocasião, que não pode ser novidade pra ninguém que Clint Eastwood é um dos melhores diretores destas últimas décadas. Invictus, seu novo filme, ainda nas telonas, se não é brilhante como Bird e Os imperdoáveis, depõe muito a favor da habilidade notável do diretor em contar e escolher belíssimas histórias (o que já são dois talentos).
Em linhas gerais, o filme fala de como o presidente sul-africano Nelson Mandela buscou, durante seu mandato (1994-1999), realizar a transição entre o regime de apartheid e um regime mais democrático e conciliatório. Para isso, Eastwood recuou um pouco, no começo do filme, para o momento de soltura de Mandela, em 1990, e centrou sua narrativa na primeira Copa de Mundo de Rugby conquistada pelos sul-africanos, em 1995 (a segunda viria em 2007 sobre os ingleses, só pra saber).
Parece-me que o maior mérito do diretor neste filme (e não sou especialista na sétima arte) está na delicadeza e precisão com que ele constroi e amarra os dilemas de três grandes líderes para manterem coesos seu grupos. Mandela (Morgan Freeman), que como se diz numa das cenas, precisava evitar o medo e a desconfiança dos brancos – africaners ou descendentes dos britânicos – e o desejo de vingança dos negros. François Pienaar (Matt Damon), o capitão do time, que precisava despertar o sentimento patriótico em seus companheiros para que excedessem seus limites e vencessem os jogos. E, por fim, em segundo plano, Tony Kgoroge (Jason Tshabalala), o chefe da segurança, que, além de comandar agentes brancos e negros num mesmo “time”, deveria lidar com seu passado de humilhações e sofrimentos, noutros termos, precisava lidar com sua capacidade de perdão.
Bom, diante dessa missão, que acho que foi tomada pelo diretor (de emocionar quem assiste ao filme), qual o limite do jogo sujo? Uma boa história, saber contá-la, cenas bonitas, boas atuações e trilha; acho que até aqui estamos de acordo que é tudo legítimo para fazer as cadeiras de cinema chegarem às lágrimas. Certo? No entanto, penso que alguns artifícios excedem um pouco a conta, forçam a barra para causar emoção. Por exemplo: na cena da vitória final do time, há uma sequência de tempo considerável em câmera lenta em que surgem imagens da população bastante pobre exaltada pelo título conquistado e das personagens envolvidas se emocionando com o feito. É válido este recurso? Até o mais insensível dos seres sente correr dos olhos uma ou outra lágrima. Eu, que não sou lá tão britânico, tive várias vezes de arrumar uma forma de limpar os olhos e seguir vendo o filme. Me emocionei, claro, na hora, mas saí do cinema com a sensação de que Eastwood havia jogado sujo comigo, que tinha me passado pra trás no campo da emoção.
Para aqueles menos turrões, entretanto, tenho certeza de que Invictus é uma ótima forma de dedicar duas horas e pouco de vida. É mais um bom filme de um bom diretor. É mais um bom filme deste ano que vai passar longe das premiações mais glamurosas (salvo Freeman, que ainda pode ganhar o Oscar), graças, infelizmente, a Avatar. Eastwood continua sendo um diretor, junto com os irmãos Cohen, Almodóvar, Woody Allen, Tarantino, Gus Van Sant, Wong Kar-Wai e outros, capazes de me arrancar de casa e me levar ao cinema, por suas formas peculiares e telentosas de contar boas histórias. Aos outros, prefiro esperar alguns meses e assistir no conforto e no espaço da individualidade.
“I am the master of my fate,
I am the captain of my soul” (“Invictus”, Henley)
Título: Invictus
Diretor: Clint Eastwood
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Um comentário:
Guto: vc escreve bem pq fez linguística ou fez linguística pq escreve bem?? hehe! Amei seu texto! Vim aqui procurar alguma coisa sobre Invictus e encontrei vc!! Demais!
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